Nosso ESPAÇO é um ponto de encontro para amantes da cultura, onde compartilhamos insights e reflexões sobre produções locais e globais.

O inédito (ou não)

Um dos maiores atrativos para os fãs de esportes é o INÉDITO.

ESPORTES

Cristina Sena

6/3/20252 min read

O "feito sem precedentes", a primeira grande conquista de toda a história", o título nacional e/ou internacional, a classificação heróica ou até mesmo aquela "zebra", onde uma equipe de menor expressão vence os favoritos que possuem super estrelas em seus plantéis.

Começando com o futebol. No último final de semana, o Paris Saint-Germain conquistou o título da UEFA Champions League com uma goleada acachapante de 5 x 0 sobre a Inter de Milão. A última vez que a final da competição teve um placar elástico assim foi na temporada 1993/1994 quando o Milan venceu o Barcelona por 4 x 0.

001 Foto Getty Images

Histórico de resiliência

Tudo bem que o PSG não é considerado um azarão. Por consequência de um investimento multimilionário, nos últimos cinco anos, o time sempre chegava nas fases decisivas. Bateu na trave em 2019/2020 quando perdeu a final para o Bayern de Munique pelo placar mínimo (1x0). A equipe já contou um elenco estrelado como Mbappé, Messi e Neymar, porém, devido as lesões, os três jogaram poucas partidas juntos. Atualmente o ataque do time francês conta com nomes como Dembelé, vindo do Barcelona, Kvaratskeila, um dos jogadores essenciais para o título nacional do Napoli em 2023, além de jovens talentos como o Doué que com 19 anos fez dois gols em uma final. Um feito e tanto. Tanto ele como o colega de time Barcola são jogadores que a mídia esportiva ficará de olho, já que ano que vem será realizada a Copa do Mundo nos EUA, México e Canadá.

Aproveitando o gancho, esse mês as atenções se voltam para outro Mundial: O de clubes. Do dia 15 de junho até 13 de julho, os campeões das confederações continentais (UEFA, CONMEBOL, CAF, AFC e OFC) medem forças em um torneio eliminatório. O Brasil tem quatro representantes: Botafogo, Palmeiras, Fluminense e Flamengo. A última vez que um clube brasileiro venceu a competição foi em 2012 com o Corinthians.

Historicamente, porém, a vantagem pertence aos clubes europeus, que possuem mais títulos, mas quem sabe aconteça o INÉDITO?

Um passeio pelos esportes

Liga dos Campeões da temporada 2019/20

Fonte: Aditya Gokhale