Nosso ESPAÇO é um ponto de encontro para amantes da cultura, onde compartilhamos insights e reflexões sobre produções locais e globais.
Luto na Luta: O Falecimento de Wanda Chase e o Legado de uma Guerrilheira do Movimento Negro
Na madrugada desta quinta-feira, 3 de abril de 2025, o Brasil perdeu uma das figuras mais emblemáticas da luta por igualdade racial: Wanda Chase, Comunicadora, jornalista e ativista incansável do movimento negro. Sua partida deixa uma lacuna irreparável, mas também um legado de coragem, resistência e transformação social que atravessa gerações.
INTERESSE PÚBLICOLUTO
JottaD Comunidade Ativa
4/3/20253 min read


Wanda nasceu em 19 de novembro 1950, em Manaus, Amazonas, e desde muito jovem se envolveu com as questões sociais. Formada em jornalismo, ela dedicou sua vida à comunicação e a disseminar a cultura baiana para todo Brasil. Rede Manchete, TV Cabo Branco e Rede Globo Nordeste, foram algumas das emissoras que Wanda deixou sua marca jornalística. Radicada na Bahia desde 1991, tornou-se uma das figuras mais conhecidas da TV Bahia, onde trabalhou por 27 anos.
O legado e resistência continuam...
Ainda nos anos 1990, a jornalista começou uma amizade com Glória Maria, que morreu em 2023. Na época, a amazonense comentou sobre a relação próxima das duas, que conversavam com frequência e confidenciavam segredos Veja
Além de sua atuação em diversos veículos de comunicação, Wanda se tornou uma referência para as novas gerações de militantes das pautas raciais pelo seu posicionamento coerente e antirracista. Ela foi fundamental para fortalecer a ideia de que a luta contra o racismo não deveria ser apenas uma ação pontual, mas uma revolução cultural, de renovação das mentes nas atitudes cotidianas. Seu carisma e maneira de comunicar a tornaram um símbolo de resistência e esperança.
“Wanda que inspirou um séquito de jovens, em especial mulheres negras, foi uma jornalista vibrante, pioneira e profundamente comprometida em transformar o jornalismo televisivo em um instrumento de combate ao racismo, de promoção da diversidade e de valorização da cultura e das tradições afro baiana”,


Personalidades lamentam a morte de Wanda...
Wanda Chase também foi responsável por empoderar jovens negros da comunicação social, como militante do movimento negro, atuou em defesa da igualdade racial e da representatividade das pessoas pretas nos meios de comunicação MINC
Também se notabilizou pela difusão da cultura baiana, sobretudo as expressões artísticas relacionadas à cultura negra. Que a sua memória seja eternizada, Wanda Chase, presente, sempre!
A Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), publico uma nota de pesar nesta quinta-feira (3), lamentando o falecimento de Wanda.
Nascida no Amazonas e radicada na Bahia desde 1991, Wanda Chase construiu uma trajetória profissional exemplar, marcada pela paixão pelo jornalismo e pela luta em defesa da igualdade racial e da representatividade na mídia. Sua atuação em importantes veículos de comunicação a consolidou como uma das mais importantes jornalistas da Bahia.
Além de sua atuação como repórter, editora, colunista e apresentadora, Wanda Chase foi uma referência para a cultura baiana e uma militante incansável do movimento negro, lutando por mais visibilidade e inclusão para as comunidades afro-indígenas. Sua voz potente e sua coragem em abordar temas como racismo e desigualdade social a tornaram uma referência para as novas gerações de jornalistas e ativistas.
Mesmo após a aposentadoria, Wanda Chase continuou ativa, escrevendo uma coluna semanal para um site de notícias e trabalhando em projetos como podcasts e um livro sobre a axé music.
Ainda este ano, Wanda Chase trabalhou na transmissão do Carnaval. Em março, ela seria homenageada com o título de Cidadã Baiana pela Assembleia Legislativa, um reconhecimento à sua contribuição para o estado. Infelizmente, não pôde receber a homenagem devido à sua hospitalização.
Sua partida deixa um vazio irreparável no jornalismo, na cultura e no movimento negro, mas seu legado de luta, perseverança e paixão pela justiça social continuará a inspirar a todos nós.
A SecultBA se solidariza com a família, amigos e admiradores de Wanda Chase neste momento de dor e expressa suas mais sinceras condolências.


A Ministra da Cultura - Margareth Menezes publicou na sua conta oficial do X "Acordei com a triste notícia do falecimento da jornalista Wanda Chase. Neste momento de dor, expresso minhas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas de Wanda. Que seu legado de resistência, amor e dedicação à causa negra continue a inspirar gerações."


Em nota oficial no perfil do Instagram de Wanda, o convite de despedida à Wanda Chase será na sexta-feira, dia 04.04.2025, a partir das 13h no Cemitério do Campo Santo, sala 03 - no bairro da Federação.
Cultura
Explorando vozes e histórias da produção cultural.
Histórias
Vozes
ccadaquidecajazeiras@gmail.com
+55 75 98261-2560
© 2025. Todos os direitos reservados. JottaD Comunidade Ativa