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Escola de Formação Quilombo dos Palmares (EQUIP), realiza atividade do 2º módulo do Curso de Educadores Popular, em Salvador.

Aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de março, em Salvador Bahia, a execução do 2º Módulo do Curso de Formação de Educadores/as, Lideranças e Conselheiros/as Populares do Nordeste/2024/2025.

INTERESSE PÚBLICOARTE E CULTURAEDUCAÇÃO

Texto: Arisson Machado e Thiago Santos - Revisão: JottaD Comunidade Ativa

3/25/20255 min read

Com o tema: Educação Popular e Sua Concepção Metodológica; o conteúdo trouxe o objetivo de aprofundar a educação popular, sua concepção e metodologia. Com o intuito de aprimorar a intervenção de educadores/as, lideranças populares e conselheiros/as nas realidades locais e territoriais, com baseamento educacional que os torne mais propositivos.

Neto Olegário

Três dias dedicados a educação popular

Na sexta (21), foi realizado as boas-vindas pelos educadores - representando a escola, um educador associado por estado, estes - de forma breve fizeram as saudações, o educador Thiago, representando o Núcleo Alagoas da EQUIP, a educadora; Rosi Fonseca, do Núcleo Bahia (EQUIP), e Sergipe que inovou sendo representado por um dos educandos, o Gabriel.

Foram feitas menções honrosas aos demais educadores presentes: Rubens, Roselia, Diogo e Erica, ambos da Bahia. Tatiane, Luiz, Erika e Néia, de Sergipe.

A educadora Cássia, na condição e anfitriã, desejou boas vindas os novos educadores e falou da importância das parcerias e articulação feita pela EQUIP e seus associados para conseguir apoio nos estados para realização do curso.

JottaD Comunidade Ativa

Interação entre os grupos através das místicas

Na realização da mística de acolhida, visando a construção da identidade regional - Bahia, Sergipe e Alagoas, os formandos – representantes de cada estado compartilharam sua vivencias.

Através da sua expressão cultural relacionada a identidade de cada estado, Sergipe apresentou uma dança das marisqueiras, Alagoas um tore (dança indígena) e Bahia uma música poética relacionada identidade negra.

Dando continuidade à programação, foram feitos os acordos de convivência, estabelecendo regras para um bom trato de relação interpessoal e bom andamento do módulo. Após a apresentação da programação, abordagens temáticas do modulo foram atravessadas numa roda de conversa – com o tema "Eu no Mundo e o Mundo em Mim", onde o educador José Maria Dutra fez uma reflexão a luz dos princípios marxistas, destacando questões relacionados ao modelo econômico do capitalismo em uma interface com uma comunicação libertadora. Na abordagem proposta por Zé Maria, possibilitou a compreensão para enfrentar a alienação das pessoas, consigo mesmo, como o outro, como o trabalho e com a natureza.

Arisson Machado

Meditação e reflexões marcaram o 2º dia: Concepção Metodológica da Educação Popular.

Com recurso de audiovisual a música “Eu só peço a Deus“ cantada por Mercedes Sosa e Bete Carvalho foram o instrumento de reflexão, a canção interpreta uma mensagem Mahatma Gandhi. A partir da meditação realizamos o resgate da atividade anterior e dos conhecimentos produzidos nas ações práticas. Cada laboração considerando a educação popular e seus métodos para mudanças na realidade.

Com o tema Educação Popular e Papel de Educadores/as Populares, tendo como base o texto da série educação popular - caderno 5, das páginas 50 a 55. A operação foi proposta aos grupos leitura e elaboração de uma síntese para apresentação dos grupos em plenária, o que proporcionou um momento de compartilhamento memorável entre os educandos.

"Nesse segundo dia podemos notar que a educação popular é uma abordagem pedagógica que busca promover a conscientização e a transformação social a partir da realidade e das necessidades das classes populares. Ela tem como base o diálogo, a participação ativa e o respeito aos saberes e experiências dos educandos, sinaliza Arisson Machado."

Oito ações formativas foi o resultante da atividade proposta aos grupos, sendo duas de Alagoas, três de Sergipe e três da Bahia. Um plano de ação que compreendesse aos seguintes pontos:

1 - Identificar os problemas e as necessidades,

2 - Avaliar as capacidade e potencialidade,

3 - Definir objetivos a atingir,

4 - Decidir as ações que realizaremos,

5 - Fazer um plano de ação e uma lista de recursos necessários,

6 - Construir meios de monitorar o avaliar com eficácia,

7 - Realizar a ação formativa e

8- Interpretar os resultados.

Para tornar possível a ação, orientou-se as turmas que considerasse os territórios e realidades comuns, a questão identitárias. Primeiro passo foi o desenvolvimento do FOFA, ou seja, identificar a força (F), oportunidade (O), fraquezas (F) e ameaças (A).

Para Thiago Santos, as oito ações propostas pelos educadores populares resultantes da atividade concepção metodológica do educador popular, enfatizando o papel deste agente de transformação. O planejamento de ações formativas, observando a análise FOFA, o plano de ação a ser desenvolvida nos territórios dos novos educadores, certamente produzirão muitos frutos, acredita.

JottaD Comunidade Ativa

Arisson Machado

Como uma onda no mar...

Sob a letra e melodia da música de Lulu Santos, a atividade do terceiro dia iniciou-se nos levando a refleti sobre a importância do pertencimento enquanto rede de educadores populares no nordeste.

Como a leitura é um dos pilares da formação, em três grupos foi recomendado a leitura do texto sobre sistematização, deste, os educandos apresentaram uma síntese feita em plenário. Como dever de casa, recomendações metodológicas para atividade a ser empregada no próximo módulo.

Realizar um levantamento sobre:

1 – Quais movimentos sociais, populares, sindicais e organização estão presentes no meu território/ região/ estado?

2 – Quais espaços de participação social estamos inseridos?

3 – Quais mandatos políticos nos representam?

Próximo módulo previsto para final de abril, será divulgado nas redes sociais da EQUIP.

JottaD Comunidade Ativa

Kwame Kwanzaa