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1ª Reunião do Fórum de Participação Social na Bahia – Fps/Ba

Aconteceu nesta terça-feira (08), no Auditório da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE - ESPAÇO CRESCER, a 1ª Reunião do Fórum de Participação Social na Bahia – Fps/Ba.

INTERESSE PÚBLICOPOLÍTICA

JottaD Comunidade Ativa

4/8/20253 min read

Momento de debate, diálogo, troca de ideias, experiências e discussões para construção de ações para futura formatação de política pública territorial, marcaram o 1º encontro num formato de reunião de debate. O encontro aconteceu presencial e online.

Representantes de entidades que compõem o Fórum de Participação Popular, debateram e definiram os temas mais relevantes de politicas do Governo Federal que contemplem as prioridades da Bahia.

Das 09:00h às 12:00h, após a apresentação dos componentes da plenária, tanto presente como de forma híbrida, Renato Simões da Secretaria Nacional de Participação Social (SNPS), deu as boas-vindas aos agentes comunitários, como também reconheceu o importante papel da Bahia, enquanto potência para ser referencial para os demais territórios.

Participação Popular Efetiva e Afetiva

Em formato de grupos, todos puderam dar suas contribuições, opiniões e definir as datas dos próximos encontros, os temas mais relevantes e indicar uma comissão de organização e suporte as reuniões dos fóruns. Na perspectiva de Fabiana Silva - ponto focal da SNPS no FPS-BA é que com os sete nomes indicados, haja maior fluidez e suporte nas tratativas relacionadas ao território em questão.

>> Confira aqui o calendário completo das reuniões ordinárias.

De forma altamente participativa e colaborativa, ficou definido que os demais encontros acontecerão na primeira semana de junho, terceira semana de setembro e período previsto em dezembro do evento já estabelecido na agenda do governo que é do interesse dos fóruns. Informações e definições das datas serão discutidas nos grupos de debates online.

Sobre os Fóruns de Participação Social. Veja como foi a instauração dos Fóruns nos estados. 

Fotos: Departamento de Formação de Órgãos Colegiados da CAR (DFOC/CAR/SDR)

O que são os Fóruns de Participação Popular?

Os Fóruns de Participação Social, instituídos pela Portaria SG/PR n° 188, de 22 de outubro de 2024, de abrangência estadual e distrital, compostos por movimentos sociais e entidades da sociedade civil, têm como finalidade mobilizar e organizar, nos estados e no Distrito Federal, a participação social com educação popular nos territórios nas políticas públicas do governo federal. Aos Fóruns de Participação Social compete articular a sociedade civil para a participação social nas políticas públicas e nos programas do governo federal; promover os processos participativos federais nas respectivas unidades da federação; promover a interlocução da sociedade civil com os gestores de órgãos e entidades da administração pública federal; e propor medidas para a territorialização da participação social nas políticas públicas federais. Serão coordenados pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Participação Social. Canal da Secretaria-Geral da Presidência da República no YouTube.

Foto: SECOM/PR